CONTADOR DE VISITAS

quinta-feira, janeiro 18, 2007

PÃO SEM SOVAR - NOVA TÉCNICA





Confesso que fiquei muito curioso com esta técnica de Jim Lahey, da Sullivan Sheet Bakery, mal poderia esperar para ver o resultado final do produto. Como seria a consistência do miolo? Um pão duro demais? Bem, em primeiro lugar a única coisa que precisa ter para fazer esta receita além dos ingredientes é paciência. Como eu tenho até demais, não tive maiores problemas. Já estou acostumado a lidar com os pães de fermentação caseira, então tempo não é problema.

A receita:3 copos de farinha de trigo forte(pode usar 2 colheres de farinha de glúten), 1/4 colher pequena de fermento biológico seco, 1 1/4 colher pequena de sal, farinha de trigo ou milho para polvilhar.

# Em bacia grande coloque a farinha de trigo, o fermento e o sal.Adiciona 1 5/8 copo de água e mexe bem. A massa é pegajosa e grudenta. Cubra a bacia com um pano de prato ou saco plástico e deixa de 18 a 20 horas em local protegido. (morno,sem vento)

A massa está pronta quando começa a apresentar bolhas, sua superfície fica cheia de furinhos. Agora coloque farinha numa mesa e despeje a massa alí. Polvilha um pouco de farinha na massa e em suas mãos. Ligeiramente e delicadamente dobre a massa em 2 ou 3 partes, cobre e aguarde 15 minutos. Polvilhe com farinha um pano de prato(uma boa quantidade) , coloque a massa com a parte da dobra para baixo e polvilhe mais farinha.Cobre com outro pano, coloque dentro da bacia e deixa crescer mais 2 horas. A massa mais que dobrará de tamanho.

Meia hora antes deste tempo, aqueça o forno na temperatura de 180 graus e coloque dentro uma panela reflatária ou panela de ferro e deixa esquentar. Passado este tempo, cuidadosamente retire a panela do forno e role a massa pelo pano(delicadamente) para dentro da panela com a costura para cima(ela se acomoda enquanto está assando).Asse 30 minutos com a panela coberta com tampa e 15 a 25 minutos com a panela sem a tampa ou até dourar. E estará pronto seu pão que não precisa de sova.Deixe-o esfriar pelo menos 1 hora antes de cortar.

COMENTÁRIOS

#O pão se assemelha a uma ciabatta, ou algum outro de estilo italiano. É muito macio e saboroso.

#Esta é uma receita básica do"no knead bread"(pão que não precisa sovar), você pode fazer centenas de variações, substituindo 1 ou 1/2 copo de farinha de trigo por farinha de aveia ou centeio. Pode colocar ovos, açúcar,manteiga ou óleo, usar leite no lugar da água(cerveja fica muito bom também), salpicar sementes de sua preferência na superfície do pão, enfim, usar a sua criatividade.

#As vantagens que vejo é que a pesar de todo este tempo, você se programando com os horários ganha tempo fazendo este pão. Pois é muto simples e rápido. Economiza-se energia e fermento(o mínimo é usado).

#Economicamente falando, é um pão rentável, pois quase não há trabalho, quem trabalha é a farinha. Você pode usar como handicap comercial: "O pão que se faz sozinho, ninguém amassa, ninguém sova".

# Os Amish, aquela comunidade que vivem numa parte dos EUA e Canadá fazem este pão há bastante tempo. Eles possuem algumas receitas muito interessantes, futuramente talvez eu poste alguma delas.

eduardoturlaj@hotmail.com

Nenhum comentário: